Hoje a vibe aqui é ISAMU NOGUCHI 野 口 勇 !

   E a inspiração de hoje, caros leitores, é Isamu Noguchi (野 口 勇)!
 
   Isamu (1904-1988) foi um artista muito conhecido a nível internacional, sendo escultor, designer, artesão, arquiteto e paisagista. Tem até um museu em Nova Iorque com o nome dele.
  Ele mesmo se definiu como um intérprete do Oriente e do Ocidente... isso pelo fato de ter vivido nos dois extremos do mundo, recebendo e devolvendo influências de ambos. Nascido em Los Angeles, Califórnia, foi ainda pequeno para o Japão, mas depois voltou para os EUA, na adolescência. Estudou e fez cursos em diversos lugares como na França, Inglaterra, México e na China. Fez diversos projetos notáveis e colaborou por exemplo, com o arquiteto famoso Buckminster Fuller em vários trabalhos e também com a empresa Herman Miller. Além disso, quando esteve em Paris, foi assistente do escultor Constantin Brancusi, um dos precursores da escultura abstrata!
    No seu trabalho há uma fusão do design e da escultura, sempre expressão de muita filosofia e muitos conceitos, com formas orgânicas fortes e escultóricas, formas que eram típicas do período após a Segunda Guerra Mundial! Algumas de suas obras parecem desafiar as leis da gravidade!
   Outras de suas influências norteadoras, foram as formas abstratas de Jean Arpe e os jardins zen japoneses, como a gente pode ver abaixo no "Jardim da Paz", por ele realizado, para a sede da Unesco em Paris:





    Já esta mesa abaixo, a "Mesa para Café", é um dos seus mobiliários mais icônicos, que ainda hoje é produzida e vendida pelo mundo afora (e olha que foi feita pela primeira vez lá pelos idos de 1940)!

     Tratam-se de somente três elementos: o tampo de vidro e as duas peças de madeira interligadas, para sustentação. Aqui há uma bela harmonia entre a forma e a função, uma vez que Isamu tenha sido um pouco avesso ao funcionalismo modernista...Lembrando que aquela famosa citação de Louis Sullivan, arquiteto proto moderno: "A forma segue a função", não era uma lei aqui!
      Contudo, vale destacar a boa acessibilidade na produção e execução desta mesa, com suas elegantes formas orgânicas, sendo isso algo bem relevante no design.
E o que dizer desta próxima mesa? Que exótica não!?  É uma mesa de aço galvanizado, com peças feitas de chapas de aço, soldadas entre si à mão. No acabamento, elas receberam revestimento de zinco. Aqui é muito bacana perceber que a leveza pode caminhar junto à força, pois o aço está com uma espessura ínfima e muito elegante, mas ao mesmo tempo capaz de suportar muito bem esforços vindos de cima, graças ao posicionamento preciso e minimamente calculado das chapas de sustentação! Não tem nada além do necessário aqui! É como um TIRO DE SNIPER: preciso e mortal!!! Pois com um só tiro já acertou meu coração ! 💘😍 

    E esta mesa de baixo? Super versátil e coringa, para qualquer ambiente contemporâneo né?!
    É uma mesa de jantar em modelo Cyclone, da década de 1950, com uma base de cabos de aço cromado e um tampo em madeira compensada. Também há outras versões dela, com outras cores como preto e com o tampo em vidro. 


          Na sua base central, os cabos de aço são inseridos em um molde de ferro preto com acabamento em porcelana, deixando-a agradável esteticamente e confortável na utilização. Eles lembram a forma de um ciclone.
           E como não poderia deixar de ser, trabalhos em bambu suuuuper incríveis! Esta cadeira por exemplo, é da década de 1950 (nem parece que já faz tanto tempo)! Feita com armação de ferro, assento e encosto de bambu, todo trançado, sendo delicado e ao mesmo tempo resistente!
            O Museu Noguchi em Long Island, ao que parece, ainda vende algumas edições limitadas desta cadeira.

Abaixo, está uma mesa de Noguchi da qual também há modelos sendo vendidos ainda! Esta é a "Mesa Prismática", de 1957, revestida de alumínio e fabricada na Alemanha pela Vitra. São três peças independentes unidas, que evocam a arte japonesa de origami.

     E mudando de assunto, pois com Noguchi temos milhares de temas diferentes....
     Esculturas icônicas e desta vez mais geométricas, que desafiam a gravidade e se contrastam completamente com o seus panos de fundo! (ou seria melhor dizer: complementam-nos valorizando-se mutuamente?)
     Então, abaixo, seguem as obras "Gêmeos" (1972) e "O Cubo Vermelho" (1968): 


    Estas são obras feitas com estrutura de aço, em formas fortes e arrojadas, parecendo que vão cair a qualquer momento! A primeira é chamada também de Zwillingsplastik, com revestimento em pedra natural, de 1972. Localiza-se em Tucherpark, em Munique. A segunda, a do cubo vermelho, está localizada ao lado de uma pequena praça em frente ao prédio HSBC na Broadway, em Nova Iorque.
     O Cubo vermelho é cercado por arranha-céus, formando um belo contraste com a verticalidade do entorno, já que a escultura é marcada por linhas diagonais. Os prédios em arredor estão solidamente implantados, enquanto a escultura parece cair.

     E para finalizar, uma bela e popular escultura dele: A 'Escultura de visão do céu", ou a "Escultura observação do céu"(Skyviewing Sculpture,1969). Esta está localizada na Universidade Western de Washington, nos EUA e possui influências surrealistas:



*Fontes de consulta:

https://www.flickr.com/photos/wallyg/171714823

https://designkultur.wordpress.com/2009/11/27/seen-noguchi-bamboo-basket-chair-limited-edition/
https://www.smow.com/en/coffee-table.html
http://www.unesco.org/artcollection/NavigationAction.do?idOeuvre=3002
http://tipografos.net/design/noguchi.html
https://hivemodern.com/pages/product3938/vitra-isamu-noguchi-prismatic-table?version=show&utm_expid=9644886-5.AqMboTC5Q5yKsDsnWAGkKw.2&utm_referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2F
https://www.pamono.com/cyclone-table-by-isamu-noguchi-for-knoll-1960s
http://www.icollector.com/Isamu-Noguchi-Pierced-Table-Gemini-G-E_i5604336
http://decofilia.com/blog/mesa-cyclone-table-isamu-noguchi/
https://en.wikipedia.org/wiki/Isamu_Noguchi
http://www.wikiwand.com/en/Isamu_Noguchi
http://www.flickriver.com/photos/26095468@N04/sets/72157626412203736/

Comentários

Postagens mais visitadas