Sistema estrutural flangeado ou "flange": prós e contras !

Olá gente ! Não sei se para alguns este sistema estrutural não é muita novidade! Mas eu vi pela primeira vez este tipo de viga há poucos meses e achei muito interessante e quis pesquisar mais sobre o assunto! De primeira não tinha achado NADA e deixei no stand by! Mas agora consegui maiores informações a respeito, inclusive com opiniões de um engenheiro calculista! 

  A mim, sinceramente, ainda me soa um pouco mal aos meu ouvidos ouvir: "vigas FLANGEADAS" ou me causa um certo estranhamento instigante, pensando-se em estruturas metálicas, pois geralmente estas vigas já possuem uma parte horizontal (vista em seção transversal) que nós profissionais da construção chamamos de flange!  

  Mas enfim, aqui neste caso é diferente: são vigas em concreto, com um reforço feito em aço em suas bordas de encaixe! É um sistema que já está em muito uso na Itália e lá eles chamam de FLANGE ! 






    São sistemas com um alto nível de pré-fabricação, que são como peças de lego, levadas ao local da obra e simplesmente encaixados entre si, de acordo com cada projeto! 

    São compostos por 3 elementos: Um pilar retangular com "braços" horizontais para enrijecimento hiperestático do quadro; feixe secundário de seção retangular; da placa de fundo em CA. que assenta sobre o extradorso das vigas para a mesma solidarizada com dispositivos mecânicos. O invólucro exterior proporciona a utilização de painéis pré-fabricados antissísmicos.
   A FLANGE fornece um quadro estrutural e essa hiperestaticidade é dada pela integração pilar-viga, minimizando o tamanho dos elementos, garantindo a rigidez.
    Essa integração são as conexões de vigas-coluna feitas com flanges de aço e parafusos. A flange é monolítica com o elemento pré-fabricado na planta. 


PONTOS FORTES:

* Praticidade na execução (como todos da turma dos pré-moldados);
* Leveza da estrutura;
* Minimização de sujeira no local de obra;
* Flexibilidade de adaptação a diversos tipos de projetos: de casas a edifícios altos e grandes estruturas;
* Possibilidade de redução da utilização do concreto e do aço, ou seja: proporciona eficiência estrutural;
* Redução da espessura dos elementos horizontais;
* Possibilidade de ser combinado com o uso de concreto auto-adensável (de aditivos e agregados com granulometrias menores) com resistência mais alta e dispensando a necessidade de vibrar o concreto para adensá-lo ou compactá-lo;
* Velocidade e facilidade de montagem e desmontagem dos elementos da estrutura;
*  Possibilita competitividade econômica e redução de tempo;
*  Tem um sistema muito bom de impermeabilização que pode ser feito na fábrica ou na obra, na mesma hora em que são colocados os encaixes estruturais.



 PONTOS FRACOS:
* Há opiniões contrárias que defendem que ao invés deste sistema, seria mais vantajoso utilizar estruturas mistas em concreto armado, pois esse sistema seria mais econômico ainda em termos de materiais;
* Os sistemas mistos que utilizariam vigas metálicas fariam com que as operações com guindaste ficassem facilitadas, segundo alguns especialistas, pois as vigas metálicas em geral seriam mais leves;
* O peso próprio de estruturas metálicas seriam mais leves do que as de "concreto flangeado", segundo alguns engenheiros calculistas em discussões de fóruns virtuais e grupos no facebook;
* Só seria vantagem usar FLANGE se as estruturas forem MUITO mais baratas do que as metálicas, pois a flange exigiria: ligação mais robusta, fundação mais solicitada, e maior dificuldade de operação de guindaste (sendo que às vezes, as vigas metálicas nem precisam de guindaste. 



Fontes de pesquisa:

Comentários

Postagens mais visitadas