Hygge é a palavra do momento!

    Oi gente!!! Muito se tem visto sobre este estilo que virou a F-E-B-R-E da hora: O HYGGE!
    Vale lembrar que não se trata somente de um estilo de decoração, arquitetura de interiores ou algo assim, pois na verdade é todo um estilo de vida e de visão do mundo!
     E como a arquitetura e a decoração sempre acabam refletindo o estilo de vida das pessoas e assim reciprocamente.... vão surgindo as novas tendências como esta que a gente vai ver aqui!        Hygge (lê-se 'rîgue') é um termo lá dos arredores da Dinamarca, o qual está viralizando mundo afora, justamente por representar muitas coisas boas ao mesmo tempo, tendo vários significados: ACONCHEGO, PAZ, CONFORTO, CALOR HUMANO, ACOLHIMENTO, BEM ESTAR E ZEN, NATURALIDADE, ILUMINAÇÃO, RELAXAMENTO, LIBERDADE E LEVEZA!
    Alguém que está hygge, está em um momento de felicidade a partir de coisas simples da vida, acolhido, relaxado e confortável! Um momento hygge é aquela hora em que nos reunimos para conversar e nos divertir com as pessoas queridas em um final de semana, ou em um fim de dia cansativo, ou aquela breve pausa em um momento de leveza para um cafezinho no meio de uma correria pesada de um dia bem intenso de trabalhos. Uma sensação Hygge pode ser aquele bem estar de quando Você coloca seus pés em contato com a grama no quintal, ou pega uma chuvinha, ou acaricia com os pés, as texturas agradáveis de tapetes e carpetes no interior da sua casa... coisas simples assim mesmo! Bem, então vamos ver como este conceito se ilustra através da arquitetura de interiores e decoração!!!!

1- BASTANTE ILUMINAÇÃO NATURAL, CORES CLARAS, TONS PASTÉIS E CINZAS:

     Lindos estes exemplos não? E não é só em lugares frios que esse conceito pode ser interessante, pois, em um bom projeto de arquitetura para lugares quentes em que se gostaria de incorporar esse estilo, pode-se direcionar as janelas para uma fachada sul, onde não haverá incidência solar direta às tardes, nos horários mais quentes, ou também, pode-se permitir apenas a entrada de iluminação indireta através de vidros específicos, entre outras várias soluções que podem ser viáveis! Geralmente, essas cores claras e sóbrias nos ambientes, transmitem-nos, inconscientemente, a idéia de paz visual e tranquilidade, segundo teorias de psicologia das cores. São os efeitos emocionais e racionais que as cores nos produzem nos ambientes. Se quiser saber mais sobre isso também, aqui estão dois links: http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.pdf http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150412_vert_fut_mito_cores_ml

      Aqui abaixo, mais um exemplo muito lindo com um ambiente em cores sóbrias e claras:


    Já esta sala aqui abaixo, recebeu cores um pouquinho mais escuras, mas em tons pastéis e neutros, juntamente com uma iluminação mais quente, que deixou o lugar bem aconchegante:


2- Outros exemplos do conceito Hygge, são os ESPAÇOS GRANDES E CONFORTÁVEIS:

    Esses espaços recebem uma composição com a intenção de deixá-los visualmente maiores. E nisso, eles devem ser suave e não muito carregados em termos de mobiliários e decoração: ingredientes indispensáveis para enfatizar o tamanho da área.

3- TEXTURAS SUAVES, NATURAIS E MACIAS:

    São usadas muitas texturas macias, plumas, mantas de lã ou de algodão, pelegos, tapetinhos, almofadas, poltronas fofas e materiais naturais como a madeira, que deixam o ambiente mais aconchegante e intimista.

 4- NATURALIDADE E VIDA NOS ESPAÇOS: Percebe-se a naturalidade através do estilo despojado e "despreocupado" em termos de composição formal: outro ingrediente muito interessante para tornar o lugar mais atraente para relaxar! Isso se nota pela ausência de simetrias e combinações rígidas, pela presença de mobiliários despojados e práticos para colocar os objetos de forma rápida. Além disso, há um certo gosto por deixar o lugar mais agradável e até romântico, com flores, velas, entre outros adereços fofinhos!!!!





5 - PERSONALIZAÇÃO E AMBIENTES - REFÚGIO:



    No conceito hygge, o lugar tem que ter algo de particular da pessoa, tem que haver a personalização do ambiente e, além disso, é bacana sempre ter um "espaço - refúgio" que é aquele lugar onde se realiza algo que se gosta muito no cotidiano, algo que nos serve como um ponto de equilíbrio e nos deixa zen, ou até mesmo um espaço de contemplação e admiração, um mirante, ou um ponto de vista em uma janela com um puff, ou poltrona.


     E aí?! Gostaram das idéias? O que Vocês acham do estilo Hygge?


     -------------------------------------------------------------



Comentários

Postagens mais visitadas